N-Ã-O!

Primeiramente, a recomendação de cálcio varia com faixa etária.

Para pessoas entre 19- 50 anos a recomendação é de 1000mg ou 1g de cálcio por dia para homens e mulheres. Entre a faixa de 51- 70 anos a recomendação é de 1200mg para mulheres e 1 000mg para homens. Acima de 70 anos, sugere-se a ingesta de 1200mg ( de acordo com a International Osteoporosis Fundation).

O ideal é que o consumo seja feito através da dieta a base de laticínios e castanhas. Na impossibilidade do consumo por intolerância a lactose ou custo elevado, aí sim se segue com a suplementação com o comprimido de cálcio para atingir as metas acima citadas. O cálcio em excesso pode levar a formação de cálculos renais e aumentar a chance de eventos cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, além de poder dificultar o funcionamento intestinal.

Geralmente se recomenda a ingesta de 3- 4 porções de leite e derivados por dia. Considera-se uma porção: 1 copo de leite ( desnatado tem mais cálcio!) , 1 fatia grossa de queijo fresco ( nada de queijos “amarelos”) , 1 copo de iogurte ou coalhada.  Você também pode fazer o calculo da ingesta através do site: https://abrasso.org.br/campanha-quanto-calcio/#

Importante ressaltar que a  vitamina D auxilia na absorção de cálcio pelo intestino. Atinge-se níveis adequados de vitamina D pela exposição solar ( cerca de 20min por dia , 3x na semana entre 9-15h)  e/ou ingesta de suplemento.

https://www.osteoporosis.foundation/patients/prevention/vitamin-d

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *